Se você trabalha no ramo da tecnologia, já deve ter se perguntado se é possível ganhar mais se atuar como um profissional de TI como PJ, certo?
A formalização dessa mão de obra, transformando-a em uma empresa e, consequentemente, agindo de acordo com os benefícios desse tipo de natureza jurídica, realmente traz mais benefícios financeiros.
Principalmente se você considerar o modelo de trabalho por carteira assinada ou, até mesmo, trabalhando como autônomo e freelancer.
Se você está interessado em começar a atuar como PJ, vale a pena ler esse conteúdo que a gente preparou para você sobre como atuar trabalhando como pessoa jurídica.
Qual o melhor momento do profissional de TI virar PJ?
Na verdade, esse momento que estamos vivendo é um dos melhores para trabalhar nesta área, caso queira atuar como um profissional de TI como PJ.
A pandemia do coronavírus fez com que o método de trabalho se modificasse, abrindo espaço para a atuação em home office.
Nesse cenário, trabalhar em colaboração com profissionais PJ, ao invés de funcionários formais das empresas, se torna muito mais vantajoso financeiramente.
De acordo com matéria publicada no portal G1, a procura por profissionais de TI chegará a 420 mil pessoas até 2024.
Além disso, com o reaquecimento da economia, diversas empresas estão abrindo vagas e oportunidades de trabalho.
Entretanto, elas estão em busca de profissionais PJ, justamente pelas vantagens que eles oferecem, principalmente em detrimento da associação ao corpo de funcionários da empresa.
Então, é justamente esse tipo de “liberdade”, sem a anexação a folhas de pagamento, que permite que você, como profissional de TI, possa ganhar mais.
Quais os cuidados que o profissional de TI que vira PJ deve ter?
Apesar de ser muito mais vantajoso financeiramente, atuar como profissional de TI como PJ exige que você tenha algumas responsabilidades extras.
Afinal, agora você precisará lidar, em suma, com uma empresa: a sua.
Então, fique atento a alguns cuidados que você, como empresário, precisa ter, para garantir que o seu trabalho não seja embargado por questões burocráticas ou se perca por falta de planejamento.
Documentos fiscais
A partir do momento em que você passa a ser PJ, é necessário se adequar a uma série de documentações que dizem respeito à saúde fiscal da sua empresa.
Para tanto, tenha em mente que a sua atuação, agora, precisa estar atenta a condições tributárias, recolhimento de impostos e taxas, além de prazos que devem ser cumpridos em obrigações com a Receita e o Fisco.
Plano de negócios
Como toda empresa que deseja crescer no mercado, você também precisa ter um plano de negócios bem estruturado.
Ele é uma importante ferramenta estratégica para determinar os pontos fortes e fracos do seu negócio, e, também, contribuir para uma boa gestão do seu empreendimento.
Esse documento precisa identificar quais são as suas pretensões, em quanto tempo pretende alcançar um novo patamar e, principalmente, como irá cumprir as metas para atingir o objetivo principal.
Além disso, com um plano de negócios bem estruturado, você conseguirá prever e minimizar os riscos que o mercado propõe para a sua empresa.
Contabilidade consultiva
Seja para cuidar da parte fiscal, quanto para gerir com maestria o seu plano de negócios, promovendo uma consultoria plena, é interessante que você conte com a ajuda de uma equipe de contabilidade.
Afinal, pode ser bastante complexo ficar atento a tantas burocracias e minúcias, principalmente se você não tem pleno conhecimento sobre isso.
Então, se você resolver atuar como profissional de TI como PJ, considere contratar os serviços de uma contabilidade.
Hoje, há muitas empresas especializadas em profissionais de TI, contribuindo, justamente, para a gestão desses negócios, enquanto você pode se dedicar ao seu trabalho.
Benefícios do profissional de TI virar PJ
Você já deve ter notado que vale a pena se tornar um profissional de TI como PJ. Mas, nós ainda nem citamos quais são os maiores benefícios!
Esses tópicos que separamos a seguir, também vão te ajudar a entender porque você deve considerar abrir mão de uma carreira estável, como CLT, para se tornar um empreendedor.
E, acredite, nós sabemos como isso pode ser assustador.
Por isso, acompanhe a leitura e você verá que é muito compensatório. Além disso, os riscos não são tão grandes como você deve estar imaginando.
Maior oportunidade de ganhos
Citamos algo relacionado a isso um pouco mais acima, mas agora é hora de nos aprofundarmos na questão.
Quando você passa a atuar como um profissional de TI como PJ, passa a ser um terceirizado nas empresas.
Isso significa uma redução nos encargos, que pode se transformar em um pagamento maior.
Também, você passa a definir os custos da operação. Consequentemente, quem coloca preço no seu serviço, é você.
E como mão de obra especializada, faz sentido que cobre um valor relativo à importância do seu trabalho.
Além disso, quando você tem liberdade para escolher quais trabalhos deseja realizar, também tem mais oportunidade de escolher aqueles que serão mais vantajosos financeiramente.
Isso poderá significar um ganho considerável em seu salário no final do mês.
Conseguir trabalhar de forma internacional
Esse tem sido um dos maiores motivos para os profissionais de TI passarem a trabalhar como PJ: a oportunidade de prestar serviços para empresas internacionais.
Com a possibilidade do trabalho em home office, muitas multinacionais estão buscando fora de seus países por profissionais de tecnologia da informação que sejam altamente capacitados.
Conseguir uma dessas vagas significa, basicamente, 3 coisas:
- Ter contato com tecnologias de países desenvolvidos;
- Enriquecer o seu portfólio;
- Ganhar em dólar.
Os três tópicos são altamente interessantes, você não concorda?
No entanto, para ser um profissional de TI que trabalha para empresas no exterior, é essencial que ele tenha uma inscrição como PJ, justamente porque será um prestador de serviços.
Menor taxa de declaração de IR
Outro benefício considerável e que justifica você passar a atuar como profissional de TI como PJ, é a possibilidade de reduzir custos com impostos.
De acordo com o seu salário em folha, a parcela que seria destinada ao Leão pode ser muito maior do que você gastaria com todos os tributos relacionados à atuação de uma empresa.
Fazendo a escolha correta do seu enquadramento tributário, os custos com impostos podem ser reduzidos. Para isso, vale a pena contar com a orientação de uma contabilidade.
Outra vantagem, dessa vez pensando na prestação de serviços, é que você pode esquecer todos aqueles descontos na folha de pagamento de quando ainda era um CLT.
Ao prestar serviços como PJ, você receberá o valor total acordado.
Cuidados que o profissional de TI ao virar PJ deve ter
Agora que você já conhece todos os benefícios de atuar como um profissional de TI como PJ, vamos fazer umas últimas ressalvas, que são relativas aos cuidados que você precisa ter.
Afinal, agora você é uma empresa!
E apesar de garantir muitas vantagens sendo uma, também aumentam as suas responsabilidades. Veja só!
Controle financeiro
Tome bastante cuidado com o controle financeiro do seu empreendimento.
Esse é um dos principais motivos que levam os empreendedores ao fracasso, justamente por não conseguirem fazer uma boa gestão das entradas e saídas do seu negócio.
Considere que, a partir do momento em que for um profissional de TI como PJ, você deverá pensar em todas as obrigações tributárias e fiscais que precisará ter.
Atenção às burocracias
Outro risco que muitos profissionais correm, principalmente quando não estão muito habituados a questões contábeis, é o de perder prazos ou não se atentar a certas burocracias.
Infelizmente, o nosso país cobra muitos tributos e os cálculos para se manter sempre em dia com essas obrigações pode tomar tempo demais.
E se você tiver se dedicando a projetos, então, os riscos de deixar essas burocracias passarem é enorme!
Mas, o problema de perder prazos, são as multas que vão chegar. Inclusive, algumas penalizações podem ser tão grandes, que levam ao fechamento da empresa.
Emissão de notas fiscais
Outra questão que precisa se tornar recorrente em seu dia a dia, como PJ, é a emissão de Notas Fiscais.
Esses são documentos essenciais que garantem a idoneidade do seu trabalho e que também justificam as entradas e saídas de dinheiro de sua conta.
Isso, para a Receita Federal, é essencial para justificar que a sua empresa trabalha de maneira legalizada.
Além disso, as NFs também te protegem no momento de realizar a prestação de serviços, pois são um documento oficial que garante a relação que a sua empresa teve com o cliente.
Atualmente, há diversas maneiras de emitir Notas Fiscais com rapidez e facilidade, utilizando softwares específicos para isso.
Também, vale a pena considerar os serviços de um escritório de contabilidade, que serão eficientes em te ajudar nos cuidados que citamos, incluindo a emissão de NFs.
Como virar um profissional PJ de TI sem complicações?
Se você quer crescer na sua carreira, ganhar mais e dar mais visibilidade para o seu trabalho, se tornar um profissional de TI como PJ é algo que compensa muito.
Mas, você viu, ao longo do nosso conteúdo, que será necessário se atentar a determinados detalhes que são essenciais para um funcionamento saudável da sua empresa.
Então, se você quer se tornar PJ mas não quer se preocupar com todas as burocracias que envolvem ser um empreendedor, compensa muito conversar com uma equipe de contabilidade.
Esses profissionais irão te ajudar a manter as suas obrigações fiscais e jurídicas em dia, para que você possa trabalhar em seus projetos.
Para isso, a Rede Contábil está de portas abertas para tirar todas as suas dúvidas e colaborar com esse processo. Desde cuidar de toda essa burocracia, até dar a consultoria necessária para o seu negócio crescer.