Existe uma tendência ganhando forma na área de tecnologia da informação, que prevê a falta de profissionais de TI disponíveis no mercado.

Ao mesmo tempo em que as vagas no setor estão sobrando, está cada vez mais difícil encontrar mão de obra qualificada para ocupá-las.

Isso, de alguma forma, é bom para quem está se especializando nesse tipo de trabalho. Mas, também é o momento de ficar atento às mudanças que vão acontecer.

É por isso que a Rede Contábil trouxe o tema para discussão. Vale a pena darmos uma atenção especial a esse apagão no setor de TI e como reverter essa situação a seu favor.

Por que o mercado vem sofrendo com o apagão de profissionais de TI?

Podemos entender esse apagão de profissionais de TI do mercado por dois motivos.

O primeiro, é o baixo número de estudantes que estão se especializando na área, que compreende carreiras de desenvolvimento de softwares, engenheiros de rede, cientista de dados e segurança da informação.

Ainda que exista uma procura interessante pelos cursos da área, o número de mão de obra formada é pequeno.

Já o segundo fator que impacta a disponibilidade dos profissionais, foi a alta demanda vinda das empresas nacionais e internacionais.

Com a pandemia e a possibilidade do trabalho remoto, diversas companhias investiram na contratação de profissionais de TI de outros países, o que acirrou a competição por esses indivíduos.

Qual o cenário do mercado de TI atualmente?

Esse é um dos melhores momentos do cenário da TI, em especial para profissionais brasileiros.

Como dito, eles se destacam diante do mercado e estão sendo procurados desde os primeiros dias de formação. Inclusive, por empresas estrangeiras, pela modalidade do teletrabalho.

Esse crescimento também pode ser explicado pela pandemia, já que a demanda pelos serviços digitais cresceu significativamente, o que exigiu mais profissionais de TI atuando pelas operadoras e empresas do setor de tecnologia.

Já a expectativa é de ainda mais crescimento, com a consolidação desses métodos de trabalho. Só que, com uma defasagem dos profissionais disponíveis para contratação.

Benefícios da área de TI no mercado de trabalho

Acompanhando o que foi dito até agora, você já deve ter notado que, se a área de TI for de seu interesse, esse é o momento ideal para se especializar.

Afinal, os benefícios que têm sido agregados à essa mão de obra são enormes!

Maiores oportunidades de emprego

Essa talvez seja a vantagem mais palpável de todo o cenário do setor de tecnologia da informação atualmente: a chance de conseguir um trabalho rapidamente.

Em momento de recessão econômica, onde muitas pessoas estão desempregadas ou trabalhando fora de sua área de formação, poder atuar naquilo que se especializou desde os primeiros dias de formado é algo surpreendente.

Então, esse é um benefício de grande valia. Inclusive, se destacar ainda na faculdade pode render convites de grandes empresas, que já estão de olho nos novos profissionais.

Mercado emergente

Outro benefício a ser considerado para investir na formação em áreas de TI, é o mercado emergente e em aquecimento constante.

A expectativa é que ele se mantenha forte e em crescimento por mais alguns anos, justamente para se adequar às mudanças tecnológicas impostas pelos novos tempos.

Isso, inclusive, é algo que a Rede Contábil já vem sentindo com a quantidade de profissionais de TI que atendemos: a demanda está em crescimento e é o momento ideal para se oferecer no mercado. 

Boas remunerações

Algo inegável e que tem influência direta na procura pelos cursos de formação na área de TI, é a remuneração dos cargos.

E, seguindo uma lei básica de mercado, como há menos profissionais à disposição, os que estão disponíveis estão “valendo mais”. Logo, compreenda que os salários são maiores.

Além disso, quem está prestando serviço de TI como PJ para empresas estrangeiras, está ganhando em dólar e euro, em um momento em que as duas moedas estão supervalorizadas.

Crescimento de carreira acelerado

Por fim, um último benefício passível de ser compreendido pelo cenário atual do setor de tecnologia da informação e pela falta de profissionais de TI disponíveis no mercado, é a velocidade do crescimento de carreira.

Os recém-formados já estão tendo a oportunidade de sair dos cursos empregados e as empresas não estão correndo risco de perdê-los tão facilmente.

Isso significa que os planos de carreira são vantajosos e robustos, atrativos o suficiente para que os profissionais escalem rapidamente.

O que é possível fazer para evitar o apagão de profissionais de TI?

Essa falta de profissionais de TI é algo que impacta diretamente na economia do país, justamente em um momento em que a tendência é transformar negócios e setores empresariais utilizando soluções tecnológicas.

Por isso, se tornar um expert na área é algo inteligente, além de estarmos no timing ideal. E é isso o que a Rede Contábil vem demonstrando ao longo dos últimos meses para você.

Aqui, vale a pena aproveitar os incentivos que o momento propõe, como a chance de poder trabalhar remotamente e para grandes empresas.

E, para isso, basta investir um pouco mais em sua formação como profissional de TI, por meio de ações práticas e simples.

Investimento em estudo de qualidade

A primeira e mais básica maneira de entrar no mercado como um profissional de TI disponível para contratação, é investindo na própria formação.

Para tanto, é essencial buscar uma instituição de ensino que ofereça cursos de qualidade, com boas pontuações e que, efetivamente, forme profissionais capacitados a enfrentar um mercado que demanda com urgência.

Por todo o Brasil há disponibilidade de cursos de formação na área de TI e vale a pena pesquisar sobre os que apresentam melhores características.

Curriculum Lattes

Outro detalhe essencial para reverter a falta de profissionais de TI e se colocar à disposição do mercado, é investir na criação de um Curriculum Lattes.

Diferente do currículo comum, enviado às empresas, no Lattes você descreve com mais detalhamento toda a sua formação acadêmica, bem como cursos extracurriculares, formações complementares, publicações e proficiência em outras línguas.

Um profissional com um Lattes robusto é mais atraente para o mercado e tem ainda mais chances de se destacar em um processo seletivo.

Divulgação de curriculum

Por fim, não basta se formar e ser um ótimo profissional, se você não disponibilizar a sua mão de obra para contratação.

Então, insira o seu curriculum em plataformas de emprego, onde as empresas estão buscando novos talentos, e mantenha os dados para contato sempre atualizados.

Onde conseguir emprego de TI como PJ?

Se você está empenhado em se inserir no mercado e contribuir para acabar com a falta de profissionais de TI que vem gerando um verdadeiro apagão no setor, vale a pena seguir algumas dicas da Rede Contábil.

Esses são os melhores locais para você conseguir um emprego bacana na área de tecnologia da informação.

Grandes empresas, nacionais e internacionais, estão em constante busca pelos novos talentos que irão agregar em seus quadros, encontrando-os, principalmente, por esses meios.

Plataformas freelancer

É uma tendência atual iniciar trabalhos como freelancer e, após demonstrar qualidade, ser efetivado nas empresas.

Para isso, você pode se associar a plataformas que fazem essa conexão, entre pessoas que buscam determinado serviço e alguém que pode realizá-lo.

Além disso, é uma ótima alternativa para aprimorar os seus conhecimentos se ainda estiver em processo de formação profissional e já começar a se familiarizar com o mercado de trabalho.

LinkedIn

O LinkedIn é uma das maiores vitrines de profissionais atualmente. Lá estão pessoas altamente capacitadas, buscando e oferecendo mão de obra, antenadas às mudanças e preparadas para enfrentá-las.

Logo, se você quer fazer parte do mercado, também precisa estar lá.

Ter um perfil nessa rede social é quase obrigatório para ser encontrado pelos recrutadores, principalmente nas áreas de tecnologia.

Crie um bom portfólio, insira as suas principais informações e mantenha-se conectado o máximo de tempo possível. Assim, quando receber uma mensagem, poderá respondê-la rapidamente.

Grupos de Facebook

Uma outra alternativa que vem suprindo a falta de profissionais de TI, são os grupos de Facebook específicos desse tipo de mão de obra.

Algumas empresas têm recorrido a esse recurso menos formal, acessando esses bancos onde diversos profissionais se encontram para compartilhar informações e pedir auxílio em projetos.

Vale a pena se inserir nesses canais, pois sempre surgem oportunidades de trabalho. Mas, lembre-se: lá, você é um profissional em busca de emprego. Por isso, muito cuidado com o conteúdo que irá disponibilizar.

Indicações

Por fim, a última maneira de se inserir no mercado de trabalho de TI, é recorrendo a um recurso comum e, ainda hoje, muito utilizado: as indicações.

Se você conhecer alguém que já está inserido na área ou que tenha uma boa rede de contatos, vale a pena solicitar uma ajuda. Mas, para que não fique algo paternalista, é essencial que você demonstre toda a sua qualidade profissional.

Além disso, também vale a pena você começar a criar a sua própria rede de indicações, fazendo o famoso “networking”.

Estar em contato com profissionais da área, que já estão atuando, é uma maneira de se manter atualizado sobre o mercado e preparado para as mudanças que ele promove.

Vale a pena aproveitar o apagão e a falta de profissionais de TI para se inserir nesse mercado?

Certamente, os profissionais da tecnologia da informação são um dos mais procurados do mercado nos últimos tempos.

Por isso, aproveite esse momento único para o setor de TI e corra atrás do seu espaço. Essa é a oportunidade que você estava esperando para conquistar o emprego dos sonhos.

E, se precisar de alguma orientação na criação de sua empresa ou na sua contabilidade, a Rede Contábil estará aqui, à sua disposição!

plugins premium WordPress