O futuro da TI é algo que tem estado muito em pauta ultimamente. Afinal, o mercado vem sofrendo cada vez mais com a falta de profissionais no mercado, ao mesmo tempo que a demanda cresce exponencialmente.

Ainda mais com a possibilidade de realizar trabalhos remotos, cenário que se consolidou com o home office, a procura por profissionais do segmento de tecnologia da informação saiu das fronteiras dos países.

Hoje, diversos especialistas exportam serviços de TI para empresas internacionais, consolidando seu portfólio e ganhando em dólar.

Mas, ainda assim, existe uma preocupação latente se haverá profissionais suficientes para a nova era que se iniciará.

Vamos discutir um pouco sobre esse assunto e entender como esse cenário pode se reverter positivamente.

Por que o futuro da TI está em pauta na mídia?

O futuro da TI tem sido muito discutido na mídia nos últimos tempos, por enfrentar uma dualidade.

Ao mesmo tempo que o setor se consolida como um dos mais importantes do cenário econômico, há uma redução na mão de obra disponível.

Por isso, muito tem se investido na formação de profissionais do segmento, justamente para atender a demanda que tende a aumentar exponencialmente.

A área de TI se adaptou bem ao home office e, hoje, consegue produzir muito, com uma considerável redução de custos. Logo, é um dos setores que mais conseguiu se destacar.

Com isso, houve uma crescente nas tendências e uma aceleração significativa dos processos, o que prevê um cenário de desenvolvimento muito grande para os próximos anos.

Qual o cenário do segmento de TI atualmente?

O segmento de TI está passando por uma reformulação. Tanto, que especialistas da área acreditam que, dificilmente, o modelo de trabalho voltará a ser como era pré-pandemia.

Afinal, a atuação remota trouxe bons resultados! A liberdade de atuação, focada em objetivos, fez com que os profissionais se sentissem mais motivados e apresentassem projetos melhores executados.

Dessa forma, isso também permitiu a abertura do mercado para atração de empresas internacionais.

Hoje, eles procuram talentos em todo o mundo, não sendo necessário alguém da cidade, do estado ou do país para compor sua equipe.

Principais tendências para o futuro da TI nos próximos anos

Adaptação ao trabalho remoto e possibilidade de atuar em segmentos diversos: essas são as duas bases do futuro da TI.

É a partir dessas duas proposições, que está se modelando os próximos passos do segmento que mais tende a crescer nas próximas décadas.

Afinal, é como se tivesse tido um despejo de bons profissionais no mercado e as empresas estão tendo oportunidade de conhecer talentos capazes de colocar os seus maiores planos em prática.

Com isso, há de se esperar uma verdadeira revolução positiva nas seguintes áreas do TI:

Automação de projetos

A automação é uma tendência esperada para os próximos anos e isso não tem nada de futurístico.

Com mais tecnologia e maior capacitação de profissionais, espera-se um aumento na automatização de processos, que tendem a reduzir custos e tornar as ações cotidianas mais eficientes.

Profissionais de TI que são voltados para esse segmento já têm notado uma crescente participação do setor no escopo de projetos no mundo todo.

Inteligência artificial

Diretamente conectado com a automação, o refinamento da inteligência artificial também será uma tendência do futuro da TI.

A expectativa de criar programas capazes de se auto gerenciar é algo que poderá trazer significativos resultados em diversas áreas, indo desde a economia, até a saúde.

Data Analytics

A ciência de dados é outro segmento que estará intrínseco ao desenvolvimento do futuro da TI. A análise otimizada de informações, tornando-as aptas ao uso, é algo que tornará as ações ainda mais eficientes.

É por isso que os profissionais que estão se especializando em data analytics já estão sendo disputados no mercado. 

Especialização em desenvolvimento de apps

Principalmente devido aos maiores investimentos em inteligência artificial, o futuro da TI também precisará de profissionais especialistas em desenvolvimento de apps.

Mas, não como a gente conhece. Os aplicativos modernos trarão ainda mais experiência de uso, devido à união da programação com o data analytics, gerando respostas rápidas e precisas.

Cloud Computing

O armazenamento em nuvem é outro segmento que ganhará mais atenção nos próximos anos.

Com a expectativa de desenvolver modelos mais abrangentes, conhecimento nessa área será muito requisitado por empresas que buscam flexibilidade.

Seja na melhora de sistemas já existentes, seja no desenvolvimento de novas formas de armazenamento, espera-se um grande desenvolvimento nesse setor.

Suporte a equipes remotas

O TI trabalhará em prol do TI. Afinal, com a descentralização do trabalho, é de se esperar que muitas empresas especializadas em suporte a equipes remotas se profissionalizem.

Elas serão de extrema importância para garantir a manutenção das atuações, promovendo a troca constante de dados, de maneira segura e rápida.

Intensidade no uso de Blockchain

Outra área que se desenvolverá muito no futuro da TI, é a tecnologia de Blockchain. Principalmente por essa tendência de trabalho remoto, a troca de informações segura será de fundamental importância.

Nesse sentido, apostar no uso mais intensivo do encadeamento de dados é uma maneira de garantir o acesso aos trabalhos, sem correr o risco de ele ser infiltrado.

Qual a expectativa sobre o futuro da TI em cinco anos?

As áreas para atuação no futuro da TI serão muitas. Conforme vimos, as tendências estão se consolidando cada vez mais na experiência do usuário e na automação de processos.

Logo, os profissionais do segmento já estão se especializando nos setores em que mais há oferta de trabalho. Ainda mais porque, para alguns deles, os trabalhos são realizados diretamente para multinacionais.

Isso aumenta ainda mais a expectativa do setor, como um todo. A descentralização do TI permitiu que os talentos se destacassem individualmente, mas também criou uma concorrência em nível mundial.

Logo, quem se adaptar primeiro, oferecer a mão de obra mais qualificada e desenvolver projetos mais eficientes, terá mais oportunidades de trabalhar com empresas de grande porte.

Essa é, sem dúvida, uma das maiores expectativas dos profissionais de TI. Mas, há outras, que vale a pena falarmos.

Mais formas de trabalhar

Trabalho remoto e home office já são características que se agregaram ao serviço de TI e isso irá se consolidar ainda mais nos próximos anos.

Isso porque, os resultados obtidos com a implementação de modelos de resposta por produção e não por carga horária, foram excelentes. Então, espera-se que esse tipo de atuação seja cada vez mais solicitado.

Além disso, profissionais criativos, que tragam ideias novas, também serão mais valorizados.

Maiores oportunidades de trabalho

Conforme dito, as áreas de atuação do futuro da TI serão cada vez mais voltadas para experiência e automatização de processos.

Isso faz com que os profissionais da tecnologia da informação se tornem essenciais em diversos segmentos de mercado. Essencialmente isso significa mais oferta de trabalho.

Desde indústrias, até hospitais, em todos esses locais haverá a necessidade de ter um especialista em TI atuando.

Logo, haverá muito mais chance de manter bons empregos e conquistar uma carreira consolidada, com ótimos salários.

Mas, ao mesmo tempo, isso exigirá cada vez mais capacitação. Lembre-se de que a especialização exige que você seja, realmente, espetacular em seu segmento.

Falta de profissionais capacitados

Após falarmos tanto sobre a capacitação e especialização da mão de obra em segmentos bastante específicos do TI, voltamos a um risco que já foi citado no início do conteúdo: a falta de profissionais qualificados.

Atualmente, os cursos das áreas de tecnologia da informação estão formando muitos profissionais. No caso, podemos determinar que o problema não é desinteresse.

Afinal, todas essas informações e essa expectativa positiva de crescimento profissional faz com que haja muitos jovens investindo no setor.

A questão é o tempo de formação. É necessário um período mínimo de estudos, para que as pessoas conquistem a capacitação necessária para se tornar um destacado especialista em TI.

E o mercado já está em busca de profissionais. Isso tende a gerar falta de mão-de-obra disponível.

Profissionalize seu serviço com a Rede Contábil!

Se você quer se preparar para o futuro da TI, para estar à disposição das empresas assim que as oportunidades surgirem, vale a pena um último conselho: é essencial que você esteja formalmente profissionalizado.

Isso significa que, para atuar no modelo remoto, as organizações estão buscando profissionais terceirizados, para a prestação de serviços de TI para o exterior.

Logo, é essencial que você tenha sua empresa de tecnologia da informação aberta, ativa e pronta para atuar.

Nesse sentido, a Rede Contábil pode te ajudar a já se antecipar a essa necessidade e organizar toda a abertura do seu negócio, de maneira simples e desburocratizada.

Venha falar com os nossos especialistas e saiba mais como podemos contribuir para você aproveitar todas as novas tendências que vão surgir na sua área de trabalho!

Além de te ajudar com a abertura da sua empresa, também podemos te orientar nas melhores práticas fiscais e contábeis, cuidando para que você sempre esteja apto a atuar.

Enquanto você se preocupa com o que realmente te importa, que são os bons projetos, nós cuidaremos de toda a parte burocrática do seu negócio!

plugins premium WordPress